sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Residência Emmerich

Um terreno de 84,00m2, inserido dentro de uma malha urbana adensada e consolidada, com uma pequena residência de um quarto existente. Este foi o ponto de partida para iniciar o projeto de uma residência para um casal que construiria sua primeira casa.
Localizada na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, a residência solicitada tinha que constar em seu programa uma sala de estar e jantar integrada para receber os amigos, uma suíte master, um escritório que pudesse ser um quarto reversível para receber visitas, um espaço de lazer com churrasqueira para confraternização e uma área para abrigar uma cachorra que é o xodó do casal.

Dada a pequena área do terreno não tivemos alternativa, verticalizamos. ampliamos a área existente do térreo e traçamos uma linha arquitetônica a seguir. Optamos por linhas retas e um desenho limpo, clean, como era também o desejo dos proprietários. O estudo resultou em uma casa de três pavimentos com área total de 138,42m2.
No primeiro esboço de fachada decidimos criar um elemento vertical que marcasse a fachada e servisse de "ancoradouro" para a casa, que no estudo inicial mantivemos em branco para destaque, mantendo o restante da fachada em ocre, mas optamos por trabalhar com a fachada branca e cinza reforçando a característica clean da arquitetura.



Primeiro croqui do projeto
Por termos a fachada frontal voltada para o norte lançamos mão de marquises de concreto sobre as vergas das janelas visando protegê-las do sol da tarde. Na entrada do térreo criamos uma varanda coberta com uma laje impermeabilizada, seguindo a mesma linha das marquises.

Perspectiva definitiva da fachada


A obra foi ganhando forma. Os três pavimentos da residência iam sendo construídos e as soluções de unificação do existente com o novo iam sendo utilizadas.


Obra em andamento (fase de reboco da fachada)


Internamente optamos por utilizar elementos que dariam um ar mais industrial e despojado para a casa. As escadas, em fase de fixação, foram feitas em estrutura metálica com piso em granito serrado.

Escada em estrutura metálica confere leveza e despojamento
ao ambiente.

Aplicamos no térreo e 2º pavimento piso monolítico em concreto com agregados, sempre em tons claros. Aliás, o branco está sempre presente nas paredes constrastando com alguns elementos, como as bancadas em granito Preto São Gabriel da cozinha integrada.

Cozinha após o término do acabamento (aliás, muito bem
executado pela equipe do Arnóbio Malavasi).

Nas janelas e portas de correr utilizamos o vidro temperado verde que confere mais beleza a fachada.

Porta da sala, o vidro temperado confere ainda mais
modernidade a arquitetura
Nas fachadas utilizamos textura acrílica branca e cinza. O resultado ficou agradável e leve. Após estar concluída, a iluminação também dará todo um diferencial criando efeitos bem interessantes sobre a textura.
 
Fachada em fase de acabamento.
A iluminação é um dos pontos mais interessantes da casa, pudemos aproveitar muito de seus efeitos para valorizar os ambientes.
Após a conclusão da fase de acabamento da casa vamos para a finalização do muro e do jardim.
Assim que a obra estiver toda concluída vamos postar mais fotos da fachada e dos ambientes, que, diga-se de passagem estão ficando muito bons.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentário serão publicados assim que forem lidos.